Páginas

Ao sul mais ao Sul de todas as histórias já contadas

Os Sóis da América é uma saga em quatro livros que conta a história de Pelume, um menino que vive ao sul de todos os povos. Buscando uma história mítica de grande importância para a sua gente, Pelume embarca em uma jornada do extremo Sul ao extremo Norte do continente, numa aventura cheia de emoção e magia que vai mexer com a sua maneira de ver o continente americano.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aprendizado

Todo livro que eu produzo, aprendo alguma coisa. Em "O Coração de Jade", o terceiro volume da saga "Os Sóis da América", estou aprendendo sobre a autêntica saia justa em que as vezes um autor coloca o seu diagramador, sem ter a menor noção disso.
Explico:
A gráfica me pede, sempre, que o material enviado para impressão tenha um número de páginas divisível, no mínimo, por 8. O ideal, me repete Móriz Mozart, é 16, porque assim o "caderninho" fica certinho e há um maior aproveitamento do papel.
Por outro lado, estão meus bons amigos que entendem de diagramação, que me dizem e repetem que não é elegante deixar uma linha sozinha (chamada de "linha viúva") no início ou no final da página. O ideal é que a página ou abra, ou feche, com duas linhas. Pecado que mutias vezes, por falta de opção, cometo.
Some-se a isso as ilustrações, o tamanho das letras e das entrelinhas, noves fora e... a conta não fecha. Você vira e mexe, e a conta não fecha. Ou salta uma página à mais (por exemplo, se você tem 160 páginas, fica com 161) ou com páginas a menos (você resolve fazer 176 páginas e descobre que seu material só fecha 161 de qualquer jeito). Você não quer mexer no tamanho da linha, da entrelinha, do parágrafo, das margens, você não pode tirar aquela página de "cenas do próximo livro"  lá de trás (que você incorporou à coleção porque num primeiro momento podia, e foi uma boa ideia), você não pode fazer nada disso, porque tudo isso é padrão na série.
É, eu sempre detestei matemática.
Mas isso não é matemática, é diagramação. O bom é que, sendo a produtora do texto E diagramadora, posso me dar a luxos como cortar coisas ou, simplesmente, escrever umas quantas páginas à mais, para fechar o número mínimo de páginas.
Porém, consigo imaginar a aflição dos diagramadores profissionais, os que trabalham em editoras, tentando fazer o texto e as ilustrações encaixarem no tamanho pedido pela editora. Deve ser um quebracabeça bem "bom". Bom para quem gosta...
Isto tudo dito, amigos e leitores, fiquem preparados: "O Coração de Jade" já tem lançamento previsto para abril do próximo ano. Vem muita aventura por aí. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário