Páginas

Ao sul mais ao Sul de todas as histórias já contadas

Os Sóis da América é uma saga em quatro livros que conta a história de Pelume, um menino que vive ao sul de todos os povos. Buscando uma história mítica de grande importância para a sua gente, Pelume embarca em uma jornada do extremo Sul ao extremo Norte do continente, numa aventura cheia de emoção e magia que vai mexer com a sua maneira de ver o continente americano.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Balanço

Já estamos em julho. Até agora, o balanço de O Nalladigua foi muito positivo, sobretudo para um livro independente: tendo sido lançado em abril, já foi adotado em uma escola em Porto Alegre, e está com alguns volumes reservados para São Leopoldo. Diante das dificuldades de distribuição e divulgação que um projeto independente costuma enfrentar, o resultado está sendo excelente! Assim, você que se inscreveu no blogue lá no início, e acompanhou os passos da produção do primeiro volume de Os Sóis da América, saiba que, apesar das dificuldades, o livro independente tem possibilidades. Mas tem que estar disposto a correr e negociar.

Será que eu comentei que me inscrevi no MEI? Hum, acho que não... então, para você, autor independente que está acompanhando o blogue em busca de ideias, uma delas é se inscrever no Microeempreendor Individual - MEI. Assim, se você for microempresário individual, você poderá regulamentar o seu trabalho e fornecer nota fiscal, o que é muito importante. No meu caso em particular, me inscrevi como "livreiro". Primeiro, porque não existe a profissão de "escritor" na lista de autônomos fornecido pelo projeto. Existia a possibilidade me inscrever como "editor", mas aí é que vem o segundo ponto: não sei bem como as pessoas que regulamentaram essas atividades pensam, mas acho que eles acham que um editor faz livro e ponto. Não os vende. Provavelmente esse é um dos exemplos do pensamento mágico que acompanha o brasileiro de modo geral: "o que ele faz para viver?" "ele edita livros." E alguém se espantaria se a pergunta seguinte fosse "ah, tá... mas o que ele faz para VIVER? Em que ele TRABALHA?"?. Porque atividades profissionais significam "trabalho", que no fundo significa exercer uma atividade que gera remuneração com a qual você pode pagar suas contas, seus impostos e, se sobrar algo, divertir-se um pouco. Fica parecendo que editor não precisa vender livros, que ele só atua como mentor dos volumes e que a atividade intelectual não gera bens para venda...

Enfim: como "editor", também não era uma boa ideia, porque a atividade de "editor", segundo o MEI é uma atividade "intelectual", e por causa disso, estando inscrito como "editor", eu não poderia fornecer nota de venda dos livros, que era a principal razão pela qual buscava a regulamentação. Assim que me inscrevi como "livreiro" ou "vendedor de livros", que é o que aconselho a fazer os colegas que desejem se inscrever no programa. Particularmente, estou achando muito bom, porque diminuiu alguns gastos que eu tinha, abriu portas e me possibilitou tratar diretamente com alguns compradores (como escolas, por exemplo), economizando e tendo liberdade de negociar preço e quantidades. Contudo, se algum dia montar uma editora de verdade, e me tornar editora, trabalhando com livros de terceiros, vou ter de mudar o registro. Então, se você estiver levando a sério a possibilidade de ser um escritor independente e vender os seus livros, sugiro que se inscreva no MEI. O site é http://www.portaldoempreendedor.gov.br. É fácil, mas também sugiro que você busca ajuda e esclarecimentos junto ao SEBRAE da sua cidade. Eles vão lhe indicar o melhor caminho.
Nimbó, por Fabiana Girotto Boff

Isto tudo dito, se você estiver aqui só pela diversão e já tiver lido o primeiro volume da saga, não deixe de nos visitar com frequência. Primeiro, porque assim que fecharmos 21 seguidores (divulgue entre os seus amigos, por favor), vou promover um sorteio de um exemplar de O Nalladigua, autografado. E depois, porque já estamos preparando A Flauta Condor, o segundo volume da história, com lançamento previsto para o segundo semestre. Prepare-se para mais lendas, mais magia e mais aventura com os Três do Sul. As ilustrações estão sendo finalizadas (e deixo vocês aqui com o rascunho de uma delas: Nimbó em um bom momento) e a correção está quase pronta.

Venha com a gente: a Literatura pode ser uma grande aventura, na imaginação e na vida real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário