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Ao sul mais ao Sul de todas as histórias já contadas

Os Sóis da América é uma saga em quatro livros que conta a história de Pelume, um menino que vive ao sul de todos os povos. Buscando uma história mítica de grande importância para a sua gente, Pelume embarca em uma jornada do extremo Sul ao extremo Norte do continente, numa aventura cheia de emoção e magia que vai mexer com a sua maneira de ver o continente americano.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Feito. Feito?

Bom, agora chegou aquele momento. Você editou seu livro depois de meses de trabalho. O volume ficou como você queria (mas agora você descobriu que gostaria de mudar algumas coisinhas aqui e outras ali, uma vírgula, um parágrafo inteiro. Normal.). Já passou um mês do lançamento e você vendeu vários exemplares.
Missão cumprida!
Você acha? Achou difícil a parte da correção, a correria por causa da capa?
Nada. Agora é que vem o desafio maior: vender e edição.
Porque, como nada se faz sozinho neste mundo, você precisa de ajuda para vender o seu livro. Bons amigos, que vão levar seu livro e colocá-lo na mão de outras pessoas que, por sua vez, irão se interessar pela obra, são fundamentais.
Se você tem boas relações com as livrarias (e geralmente escritor tem boa relação com livrarias, por ser um leitor contumaz), ótimo! Muitas delas trabalham com obras em consignação e você só vai ter de negociar a porcentagem para a loja. Por outro lado, seja prudente. Embora você esteja convencido de que o seu livro é o melhor do mundo, não assuste o gerente da loja querendo deixar cinquenta volumes no estoque dele. Lojas tem espaço limitado para o estoque e eles tem outras obras para guardar. Deixe uns cinco exemplares para a comercialização, no máximo. Mais do que isso, é pedir para o pessoal não aceitar seu trabalho da próxima vez que você for lá. E não se fie de que a loja vai ligar quando vender tudo. Faça uma visitinha rotineira (mas não seja chato, hein? Mais que uma vez ao mês, para verificar o andamento da coisa toda, é demais, a menos que você esteja vendendo como um best-seller. Mas não se preocupe: se você vender como um best-seller, aí a loja vai, realmente, se interessar em ligar para você.).
E outra ajuda fundamental - mas de acesso muito restrito e complicado - é o do distribuidor. Um distribuidor vai ter um alcance maior do que o seu. Ele trabalha com isso, tem contatos profissionais em outras livrarias. E se o seu objetivo é fazer com que o livro circule numa área maior, um distribuidor é um ótimo caminho.
O problema é que nem todos estão dispostos a trabalhar com edições independentes, por muitas razões. Talvez o mais complicado, seja o fato de que as edições independentes são, no mais das vezes, amadoras. Às vezes não tem, sequer, ISBN. Nota fiscal, então, nem pensar.
Isso fecha, ainda mais, as portas para o livro independente. O que você precisa é não esmorecer, e sempre que tiver oportunidade, em uma conversa com um profissional da área, comente que seu livro tem todos os requisitos. Se você puder passar nota fiscal para o livro, melhor ainda.
E mantenha seus miolos aquecidos. Dê voltas aos velhos métodos de venda. E aos novos. Quem sabe, uma hora dessas, você não encontra a grande ideia que faltava?

Um comentário:

  1. Pois é, Simone. Dá um trabalhão, mas às vezes compensa. Passei por isso com as primeiras edições de meus livros e não me arrependo.

    No momento os editores estão fazendo a maior parte desse trabalho por mim, mas continuo a me esforçar para meus livros terem um pouco mais de visibilidade. É um trabalho de formiguinha!

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