Páginas

Ao sul mais ao Sul de todas as histórias já contadas

Os Sóis da América é uma saga em quatro livros que conta a história de Pelume, um menino que vive ao sul de todos os povos. Buscando uma história mítica de grande importância para a sua gente, Pelume embarca em uma jornada do extremo Sul ao extremo Norte do continente, numa aventura cheia de emoção e magia que vai mexer com a sua maneira de ver o continente americano.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Yes!

Ontem foi um dia muito legal. O projeto deu um passo à frente, porque recebi a ficha catalográfica de "O Nalladigua", o que me permite finalizar a página de créditos do livro. Agora fica faltando só a correção do texto e depois... gráfica com ele!
Outra coisa muito legal que aconteceu, foi receber uma resposta da escola de Groenlândia para quem tinha mandado um e-mail... ops! Eu não contei? Pois é: semana passada, diante do "il dulce far niente", vulgo "calmaria", já citada em post anterior, resolvi entrar em contato com duas bibliotecas: uma em Ushuaia, a cidade mais ao sul do continente americano - afinal, a história de Pelume começa no extremo sul do continente. A outra na Groenlândia, ligada à Life on thin Ice, uma instituição ligada à ecologia do Polo Norte. Você pode acessar à pagina, clicando aqui.
E por que estou fazendo isso, você perguntará. Nenhum dos dois países fala o português. Aliás, o inglês está tão distante do nosso idioma, que não existe sequer uma compreensão possível, como existe em espanhol. Mas um livro existe, não precisa se explicar. Talvez um dia alguém que lê português encontre os livros e se surpreenda com eles e faça a pergunta inversa: como estes livros vieram parar aqui? Gosto de pensar que já não estarei por aqui para ver isso. Os livros terão adquirido vida própria.
Então, ontem, me respondeu Jenny E. Ross. Jenny é fotógrafa, escritora e locutora e você pode ver a página dela, clicando aqui (não deixe de visitá-la, há fotos lindas de ursos polares lá!). Ela não fala nem lê português, mas disse que vai ficar feliz em receber os livros. E eu me senti muito, muito feliz, de receber o e-mail dela. Assim que, antes de vir à público, o livro já está comprometido com os extremos do planeta: extremo geográfico e extremo do desafio: se seremos capazes de solucionar as mudanças climáticas que ajudamos a acelerar, antes que elas deem cabo da vida selvagem e de nós mesmos. De uma certa maneira, é como se Pelume e seus amigos criassem vida e fossem em busca da História de Acordar os Homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário