Páginas

Ao sul mais ao Sul de todas as histórias já contadas

Os Sóis da América é uma saga em quatro livros que conta a história de Pelume, um menino que vive ao sul de todos os povos. Buscando uma história mítica de grande importância para a sua gente, Pelume embarca em uma jornada do extremo Sul ao extremo Norte do continente, numa aventura cheia de emoção e magia que vai mexer com a sua maneira de ver o continente americano.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Reta Final

Pois bem, aqui estamos nós, com o material fechadinho para ir para a gráfica. Só não foi hoje, porque a pressa é realmente a inimiga da perfeição.
E está é a dica mais importante desta fase do trabalho de produção.
Parece que está tudo pronto, e a gente fica ansiosa demais para ver o livro impresso. Mas se você tiver pressa e achar que está tudo pronto e não passar uma última olhada, o mais provável é que depois que o livro estiver impresso a primeira coisa que você verá é um erro imenso na primeira página.
Portanto, cautela, paciência. Sangue frio.
No meu caso, aliei a cautela ao olho clínico de uma vizinha, a Léia Stein, que deu uma última olhada na diagramação e apontou uma série de detalhes. Porque, você sabe, o olho acostuma no erro e, no final, você não o vê mais. Um "muito obrigada" gigantesco à ela.
Mas, aí, tem o outro lado: se você não foi um pouco disciplinado, é fácil cair no outro extremo e achar que sempre há outra coisa mais para consertar.
Com certeza, há.
O que você tem que se convencer é que você é humano. Imperfeito. E o que você vai fazer pode chegar perto da perfeição, mas a dita cuja - ai, ai, - é muito escorregadia. Algum erro vai escapar em algum lugar. Erros na confecção de livro acontecem nas editoras profissionais. Você, que vai editar seu próprio livro, está muito mais sujeito ao erro do que uma equipe profissional. O que não significa que você não vai fazer o seu melhor, mas, sim, que o seu melhor estará muito mais sujeito a erros do que uma equipe profissional.
Mantenha a cabeça alta. Se você chegou até aqui, é porque, como mínimo, tem capacidade de resolver os muitos problemas e desafios que a produção envolveu.
Enfim, correção feita, diagramação revisada pela milésima vez, e uma azia de fundo nervoso na surdina. Falta gravar os arquivos em um CD, para enviar para a gráfica.
Fique frio.
Acredite.
Vai dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário